Domine as Plataformas de Aulas Remotas: Meet, Teams e Zoom
Em tempos de trabalho remoto os aplicativos ou plataformas para reuniões online se tornaram uma necessidade para empresas que precisam realizar reuniões online e para tutores que precisam ministrar aulas remotamente. E dessa necessidade começa a procura pelas melhores soluções para realizarmos o nosso trabalho.
Nesta publicação vamos listar e dar as dicas de como utilizar as plataformas mais populares do momento, o Google Meet, o Microsoft Teams e o Zoom. Vale a pena conferir especialmente porque nem sempre o que você usa ou está acostumado estará disponível para outras pessoas. Sem contar que pode surgir um imprevisto e acabe precisando utilizar outra opção de aplicativo ou plataforma disponível.
Dicas Para Dar Aulas Remotamente
Se presencialmente já é complicado, dar aulas remotamente pode ser um desafio, mas com algumas dicas e um pouco de prática é possível criar uma experiência de ensino virtual eficaz e envolvente. Para realizar esta tarefa da melhor maneira, confira quais são as nossas sugestões.
Prepare-se Com Antecedência
Antes da aula certifique-se de que você está completamente familiarizado com a plataforma que será utilizada na transmissão e que seu computador e conexão com a internet estão funcionando corretamente. Além disso, prepare todos os materiais que você precisará durante a aula, como slides, apresentações, vídeos e documentos.
Crie um Ambiente de Aprendizagem
Além de se certificar que sua câmera e microfone estejam funcionando corretamente, através das configurações de áudio e vídeo; é importante que você tenha um espaço em que o ambiente seja tranquilo e sem distrações. A iluminação e o plano de fundo também precisam ser favoráveis para realização de uma aula produtiva.
Seja Interativo
Use as ferramentas de interação do aplicativo utilizado para envolver seus alunos, como o chat, enquetes e perguntas e respostas. Planeje atividades e exercícios que incentivem à participação ativa dos alunos e que possam ser realizados em grupo ou individualmente.
Comunique-se Claramente
Durante toda a aula fale claramente e em um volume adequado para os seus alunos, usando uma linguagem simples e direta. Certifique-se de que suas instruções e materiais de ensino sejam claros e concisos.
Faça Pausas Regulares
Planeje intervalos regulares para que os alunos possam se levantar, esticar as pernas e fazer uma pausa. Isso é importante, pois ajudará a manter a atenção e o foco dos alunos durante a aula, além de favorecer à qualidade do aprendizado.
Seja Flexível
Durante as transmissões das aulas, esteja disposto a ser flexível em relação a prazos e expectativas. Considere também as necessidades e restrições de seus alunos em relação ao ambiente e equipamentos para acessar a aula.
Como Funciona o Microsoft Teams
Para ilustrar um pouco do que as plataformas de aulas remotas possibilitam, vamos listar algumas das principais funcionalidades do Teams, que basicamente serão as mesmas das outras opções disponíveis.
O Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração projetada para ajudar equipes a trabalharem remotamente de maneira eficiente. O MS Teams oferece várias ferramentas de comunicação, como você pode conferir nos itens a seguir.
Equipes: opção para que você crie equipes para diferentes projetos, departamentos ou iniciativas; sendo que dentro de cada equipe é possível criar canais para discutir tópicos específicos.
Chat: o aplicativo possui a função de chat em grupo ou privado, que permite aos usuários se comunicar de forma rápida e eficiente.
Videoconferência: se você pretende dar aulas, o MS Teams oferece videoconferência integrada, permitindo que você participe de reuniões virtuais com sua equipe ou clientes. Você pode usar a câmera do seu dispositivo, compartilhar sua tela e até mesmo gravar a reunião para referência futura.
Compartilhamento de arquivos: compartilhe arquivos com sua equipe e permita que todos os membros trabalhem em um documento em tempo real. Além disso, você pode integrar outras ferramentas do Office 365, como o SharePoint e o OneNote, para uma colaboração ainda mais eficiente.
Para complementar, o Microsoft Teams oferece integração com outras ferramentas e aplicativos, como o Trello, GitHub, Salesforce e muito mais. Isso permite que você gerencie tudo em um só lugar e torne o trabalho em equipe ainda mais eficiente.
Como Dar Aulas Pelo Microsoft Teams
Depois de conferir as características do principal aplicativo ou plataforma para aulas remotas, confira os passos e dicas para dar aulas pelo Microsoft Teams.
Crie uma equipe para a sua classe clicando em “Equipes” no painel lateral esquerdo e, em seguida, em “Adicionar equipe”. Insira o nome da sua equipe e escolha se ela será privada ou pública. Você pode convidar alunos para a equipe por meio de seus endereços de e-mail.
Crie canais para diferentes tópicos e assuntos que serão abordados durante as aulas.
Agende uma reunião clicando em “Calendário” no painel lateral esquerdo. Escolha uma data e hora para a sua aula e, em seguida, selecione “Novo encontro”. Adicione o título da aula, escolha o canal apropriado para a aula e adicione os alunos que deseja convidar para a aula.
Escolha as configurações da reunião, como se a câmera e o microfone dos alunos serão ativados automaticamente quando eles entrarem na aula. Você também pode optar por gravar a aula para que os alunos possam assisti-la mais tarde.
Comece a aula clicando em “Iniciar reunião” na hora marcada.
Compartilhe sua tela para mostrar apresentações, documentos ou outros materiais de aula.
Use as ferramentas de chat, áudio e vídeo para se comunicar com os alunos durante a aula.
Faça perguntas e peça aos alunos que participem da discussão.
Ao final da aula, encerre a reunião clicando em “Encerrar reunião”.
Como Dar Aulas Pelo Google Meet
O Google Drive se tornou uma das plataformas preferidas por empresas para compartilhamento de arquivos e documentos entre equipes. E dentre as diversas ferramentas de compartilhamento e colaboração que fazem parte da plataforma do Google temos o Meet, que atende na questão de reuniões online perfeitamente.
Você pode ir bem além de encontros corporativos e utilizar Google Meet para se comunicar com os seus alunos. É bem simples e para dar aulas através da plataforma basta seguir os passos a seguir.
Caso ainda não tenha, crie uma conta no Google Meet (ou utilize uma conta Google) e faça login.
Crie uma nova reunião e convide seus alunos para participar. Você pode compartilhar um link para a reunião ou enviar um convite por e-mail.
Escolha as configurações da reunião, como se os alunos precisarão de uma senha para entrar ou se a reunião será gravada.
Inicie a reunião e compartilhe sua câmera e microfone para que os alunos possam vê-lo e ouvi-lo.
Compartilhe sua tela para mostrar apresentações, documentos ou outros materiais de aula.
Use as ferramentas de chat, áudio e vídeo para se comunicar com os alunos durante a aula.
Faça perguntas e peça aos alunos que participem da discussão.
Ao final da aula, encerre a reunião clicando em “Sair” na parte inferior da tela.
Como Dar Aulas Pelo Zoom
Se as suas aulas chegarem num nível muito alto de profissionalismo e sentir a necessidade de utilizar uma ferramenta mais robusta, você pode transmitir suas aulas pela plataforma do Zoom. Com alguns planos disponíveis, começando por um gratuito, é possível transmitir suas aulas seguindo os passos a seguir.
Se você não possui uma conta Zoom, crie uma gratuitamente.
Depois de criar sua conta, você pode participar de uma reunião de duas maneiras: clicando no link de convite da reunião que foi enviado para você ou acessando o aplicativo Zoom.
Se você recebeu um link de convite por e-mail, basta clicar no link e o Zoom abrirá automaticamente no seu navegador da web. Se o link não funcionar, copie-o e cole-o na barra de endereços do seu navegador.
Se você quiser participar da reunião através do aplicativo Zoom, baixe e instale o aplicativo em seu computador ou dispositivo móvel. O download pode ser feito no site do Zoom ou nas lojas de aplicativos.
Depois de instalar o aplicativo, abra-o e clique em “Entrar em uma reunião”. Em seguida, digite o ID da reunião (geralmente uma sequência de números) fornecido pelo organizador da reunião e o seu nome.
Se a reunião for protegida por senha, digite-a quando solicitado.
Após inserir as informações necessárias, clique em “Entrar” e você estará conectado à reunião.
Durante a reunião, use os controles de áudio e vídeo para ativar ou desativar sua câmera e microfone, se necessário.
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