Tudo Sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Tudo Sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Basicamente as empresas vão precisar se adaptar à LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados. No mundo globalizado em que vivemos inclusive o sucesso de um empreendimento pode depender dessa adaptação. Portanto, é fundamental que o empreendedor entenda o que é e o que as empresas precisarão fazer em relação à LGPD. Se este for o seu caso, confira os detalhes da Lei Geral de Proteção de Dados.

O Que a Empresa Deve Fazer Sobre a LGPD?

Confira quais são os tópicos que devem ser trabalhados e implementados em todas as empresas em relação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e saiba o que precisa seguir para que sua empresa fique de acordo com a lei.

Due Diligence, que é a identificação dos dados (ou informações) como pessoal, sensível, criança, público, anonimizado; quais os departamentos como físico ou digital; operadores internos e externos que irão medir a exposição da empresa à LGPD.

Auditoria sobre o Tratamento, que conta com aderência das 20 atividades de tratamento de dados.

Gestão de Consentimento e Anonimização, que seria o consentimento do usuário sobre como os dados serão utilizados.

Gestão de Pedidos do Titular, que se trata de um sistema para gestão de todas as informações que envolvem as questões da LGPD.

Relatório de Impacto, que serve para informar a alguns órgãos reguladores quais foram os impactos sofridos com essa proteção de dados.

Tudo Sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Segurança dos Dados, no que envolve o controle contra acidentes e atividades ilícitas.

Governança do Tratamento, que são as boas práticas, que têm por objetivo estabelecer procedimentos dentro das normas de segurança.

Plano de Comunicação, para quando acontecerem incidentes e houver a necessidade de realizar a comunicação para órgãos fiscalizatórios.

Validação do Término do Tratamento, uma adoção necessária quando acontecer eliminação dos dados tratados.

Certificação por auditoria especializada das práticas que estão relacionadas à LGPD.

Encarregado, informando a pessoa e sua capacitação para exercer as atividades previstas na LGPD.

Prevenção de Conflitos, que funciona com a inclusão de uma cláusula compromissória de mediação vinculada à câmara privada online.

Implementando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Não se assuste, pois apesar de parecer ser algo complicado de entender e ser aplicado já consegue profissionais, especialmente advogados, para lhe ajudar na inclusão de sua empresa. De qualquer forma, vale a pena procurar mais informações sobre os impactos na sua empresa.

Já aplicou todas as questões relacionadas a LGPD em sua empresa? Se quiser, compartilhe como foi a sua experiência deixando um comentário para outros leitores interessados em informações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Compartilhe:

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.