Como Transformar Suas Ideias em Resultados
Não é difícil ter uma ideia, tanto que algumas pessoas, mais inspiradas e criativas, chegam a ter um caderninho para anotar todas as suas ideias. A grande questão é saber como colocar uma ideia em prática e ter sucesso com sua implementação.
Nesta publicação vamos listar um pequeno guia para desenvolver seus planejamentos e tirar suas melhores ideias do papel. Então, se costuma ter ideias e se inclusive já ficou frustrado com os resultados, confira nossas dicas.
Idealização da Ideia
A idealização é a primeira fase; quando acende aquela lâmpada e você começa a ter vários tipos de insights e a pensar em todos os benefícios que serão oferecidos pela sua solução.
Uma dica interessante para essa fase é que, se possível, discuta a ideia com uma ou mais pessoas numa espécie de brainstorm, pois ajuda muito a pensar em diversos tipos de oportunidades que podem agregar valor, além de precaver possíveis objeções e adversidades que podem surgir no caminho.
Conceituação da Ideia
Como segunda fase do processo temos a conceituação, que consiste basicamente em potencializar e validar a ideia. Depois de conceituar o produto, faça uma pesquisa com os potenciais consumidores, para saber o que acham da ideia.
Nesse momento é interessante avaliar o entendimento que estão tendo sobre o seu produto. Por exemplo, se precisar explicar demais, ou então se compararem com outro produto; são sinais de que a ideia precisa ser remodelada nos conceitos básicos.
Experimentação da Ideia
Como o nome sugere, a terceira fase é hora de realizar uma experimentação, e testar na prática sua ideia. É o momento de realizar uma simulação, testes ou simplesmente experiências com o que podemos chamar de produto piloto. O objetivo dessa fase é testar a ideia com o público-alvo antes de colocar no mercado (tornando realmente pública a ideia).
Uma grande dica é anotar principalmente as dúvidas, pois com certeza está relacionado com o mercado ou segmento que pretende atuar. Isso faz com que tenha novas ideias e aumente as chances de ter um diferencial competitivo.
Implementação da Ideia
Finalmente temos a quarta e última fase, a da implementação. Nesse momento, com tudo que já foi realizado, deve-se desenvolver o planejamento ou modelo de negócio. Ou seja, deve listar escopo, prazos, cronogramas, responsáveis e outros detalhes que devem fazer parte da estratégia que fará seu produto (ou ideia) ter sucesso.
Uma dica legal aqui é listar as principais ferramentas e tentar criar dashboards de controle, que serão fundamentais para avaliar a ideia posteriormente, através de relatórios de desempenho, entre outros indicadores.
Utiliza algum método ou ferramenta para implementar as suas ideias? Se quiser, compartilhe a sua experiência com outros leitores deixando um comentário. Continue no Blog da Okay Coworking para outros conteúdos com dicas sobre networking e negócios.