5 Passos Para Criar um Planejamento Estratégico de Sucesso

5 Passos Para Criar um Planejamento Estratégico de Sucesso

Uma empresa de sucesso com certeza foi fruto de um planejamento estratégico eficiente e bem elaborado. Entretanto, algumas empresas ainda desconhecem a importância e como fazer um planejamento que gere resultados positivos. Isso é o que vamos falar no artigo de hoje: 5 Passos para Criar um Planejamento Estratégico de Sucesso. Confira!

O Que é um Planejamento Estratégico?

A forma mais simples e objetiva de definir o que é um planejamento estratégico é como uma ferramenta de gestão que auxilia no mapeamento das metas e conquistas de cada negócio.

É uma peça fundamental para atingir grandes resultados e conseguir o destaque da sua companhia em meio ao mercado. O principal ponto de um planejamento de sucesso é analisar, podendo ser uma análise do ambiente externo e interno, assim você consegue definir metas e computar os resultados obtidos.

Para Que Serve um Planejamento Estratégico?

A partir do planejamento estratégico você tem uma visão mais ampliada dos aspectos que constituem a sua empresa. Como dissemos, avaliar as metas e resultados é de extrema importância dentro de uma corporação e é para isso que serve um planejamento. Com ele você consegue:

  • Expandir seu negócio.
  • Aprimorar e modalizar os canais de venda.
  • Conquista e foco em seu público-alvo.
  • Identificar fraquezas e riscos.
  • Melhorar a reputação e imagem da empresa no mercado.
  • Otimizar a gestão financeira.
  • Aproveitar as oportunidades.
  • Lançar serviços e produtos.

Essas são algumas funções do planejamento estratégico.

Passos Para Criar um Planejamento Estratégico

Não adianta conhecer a teoria e deixar de colocar em prática, não é mesmo? Por isso, separamos 5 passos de como dar início ao seu planejamento de sucesso.

Determine a Missão, Visão e Valores da Empresa

Caso vocês ainda não tenham isso definido na corporação, é importante desenvolver a declaração de MVV (Missão, Visão e Valores).

  • Missão: razão que dá sentido na existência da empresa.
  • Visão: onde a empresa deseja chegar.
  • Valores: os princípios da empresa, não são negociáveis.

Crie Estratégias e Ações

Muitas vezes esses termos são confundidos ao elaborar um plano de negócios, mas vamos deixar bem claro aqui: ação se diz respeito às medidas práticas que visam realizar suas metas, já a estratégia se diz respeito à forma como as metas devem ser alcançadas.

Para definir esses pontos é importante que toda a equipe esteja ciente e envolvida no processo, assim, conseguirá definições assertivas por meio de uma visão geral dentro da empresa e seus setores.

Analise o Ambiente Interno e Monitore o Externo

Neste passo você deve ter em visão o que ocorre dentro e fora da empresa. A análise do ambiente interno é fundamental para reconhecer seus pontos fortes e fracos, onde precisa melhorar e onde os resultados são mais notáveis. Monitorar o ambiente externo faz com que você saiba quais são os pontos fracos e fortes da concorrência, para entender onde você deve investir.

Assim, ambos se complementam, pois à medida que você reconhece a fraqueza do concorrente consegue melhorar seus processos internos para garantir seu espaço no mercado.

Prepare um Cronograma

Após seguir os passos acima, prepare um cronograma e deixe claro as funções e atividades de cada colaborador. Esse passo é importante para que não se desvie dos objetivos e consiga concretizar as metas e ações planejadas. E o melhor: dentro dos prazos de execução.

Uma opção interessante é ter um quadro que contenha esse cronograma em um espaço em que todos os colaboradores tenham acesso e, caso as atividades sejam remotas, planilhas também são opções viáveis.

Coloque o Plano em Prática

Agora é o momento de dar início prático ao planejamento.

Você deve sempre lembrar que além de dar início, é importante você estar sempre atento aos resultados e processos para assegurar que esteja tudo de acordo com o planejado.

Assim, você terá indicadores fundamentais para saber se é necessário modificar, revisar e reorientar alguma ação e/ou estratégia firmada anteriormente.

Gostou das dicas de hoje? Continue em nosso blog e acesse outros artigos com outras dicas e assuntos valiosos para a sua empresa.

Compartilhe:

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.