Análise SWOT: O Que é e Para Que Serve

Análise SWOT: O Que é e Para Que Serve

Em algum momento da vida você precisou analisar os fatos para que assim tomasse a melhor conclusão e agisse conforme fosse melhor em uma situação? Se sim, então provavelmente você já utilizou a Análise SWOT e talvez nem saiba. Conheça um pouco sobre o que é e para que serve a Análise SWOT.

O Que é Análise SWOT?

A Análise SWOT também pode ser conhecida como: Matriz SWOT, Análise FOFA ou até mesmo Matriz FOFA. Vários nomes, mas um mesmo significado: é uma ferramenta de planejamento estratégico bastante conhecida no âmbito empresarial. Em síntese, a SWOT é utilizada para que possamos fazer uma análise e comparação de cenários de modo que facilite a tomada de decisões nas organizações.

Mas existe diferença entre os termos SWOT e FOFA? Não, é apenas a tradução do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) para o português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA ou FFOA).

Os 4 Quadrantes da Matriz SWOT

Para entender melhor e saber colocá-la em prática é necessário conhecer os 4 quadrantes e o que cada um representa:

Primeiramente, os quadrantes de ambiente interno, onde é possível ter o controle de tudo o que se refere à tecnologia, comunicação e marketing, gestão de projetos, capacidade intelectual, entre outros.

S (Strengths ou Forças)

Aqui devemos catalogar todas as forças, ou seja, vantagens internas da empresa quando se comparada aos seus concorrentes. Neste quesito, algumas questões podem ser analisadas, como: o que leva os clientes a escolherem determinado segmento empresarial; qual é o ponto/quais são os pontos que diferenciam um negócio dos demais, entre outros questionamentos.

W (Weaknesses ou Fraquezas)

Já neste ponto, devemos pensar em quais questões internas podem ser prejudiciais para o negócio, como: gastos com manutenção de equipamentos, estrutura, etc.; custos com transporte (se houver), entre outras questões.

Agora analisamos as questões baseadas no ambiente externo que estão diretamente relacionadas às crises políticas e/ou econômicas, questões ambientais, concorrência, entre outras.

O (Opportunities ou Oportunidades)

Este é o melhor momento para indicar e analisar as mudanças do mercado que trazem resultados positivos aos clientes e empresa, de forma que os favoreça. Como são fatores externos, não podemos influenciá-los, mas podemos conhecê-los e aproveitar as oportunidades.

T (Threats ou Ameaças)

Enfim, temos o último quadrante: as ameaças. Assim, analisamos os fatores desfavoráveis para os clientes e a empresa, listando quais alterações externas podem trazer. Essas ameaças devem ser analisadas com cautela, pois não prejudicam apenas o planejamento estratégico, assim como prejudica os resultados obtidos.

Quais as Vantagens da Análise SWOT?

A Análise SWOT é capaz de proporcionar uma visão geral sobre pontos cruciais para um bom desempenho de planejamento estratégico, mas ainda existem outras vantagens.

Melhoria de produtos e serviços: a partir do levantamento de informações resultante da análise, existe uma possibilidade de trabalhar na melhoria e ajuste de serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Promover parcerias: ao identificar suas fraquezas, a empresa em questão passa a ter noção de quais são as possíveis empresas e segmentos parceiros que podem trazer benefícios que auxiliem na transformação dessas fraquezas em forças.

Tomar decisões estratégicas: as estratégias tomadas dizem muito sobre o desenvolvimento da empresa, por isso, analisar tudo o que permeia a tomada dessas decisões é fundamental. Além de permitir que as próprias estratégias sejam analisadas.

Solucionar problemas: quando os pontos fracos são apontados é muito comum que problemas apareçam. Quando se detecta essas dificuldades pode-se utilizar da Análise SWOT para alcançar ações de solução.

Para Que Serve a Análise SWOT?

Agora que você já entendeu sobre sua definição e funcionamento, é importante deixar claro a serventia dessa análise.

Essa ferramenta é compatível com quase todos os tipos de empresas e/ou projetos, pois a sua metodologia simplificada permite que as análises sejam realizadas de acordo com cada cenário e necessidade do mercado. Com isso, a Matriz SWOT serve para fundamentar qualquer decisão que seja tomada para a empresa.

Gostou desse artigo? Então siga em nosso blog para saber mais sobre assuntos do mundo empreendedor e siga-nos nas redes sociais.

Compartilhe:

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.