Como Criar e Gerenciar Uma Rede de Network
Relacionamento é tudo, não é mesmo? Seja na sua vida profissional ou pessoal, se está começando agora ou se já possui enorme experiência na sua área, para que você alcance o sucesso você vai precisar de uma boa rede de relacionamento profissional. E para isso é preciso desenvolver e aplicar algumas técnicas importantes de networking, como as que iremos conferir nesta publicação.
Se estiver em busca de conexões inteligentes que possam desenvolver parcerias de negócios confira algumas dicas fundamentais para ter sucesso.
Networking e Network
Muitas vezes confundido, networking não é a mesma coisa de network. Networking seria a sua habilidade de se relacionar com outras pessoas. Já o Network seria a sua rede de relacionamentos. Ou seja, se você for bom em networking com certeza terá um bom network.
Níveis de Network
Reflita por um minuto sobre a seguinte situação: “Não sabia que trabalhava com isso, se não teria te indicado!”. Isto é bem comum e temos que ficar ligados para sempre sermos lembrados. E uma maneira interessante de fazer isso é entendendo os nossos níveis de network, conforme as opções que listamos a seguir.
Rede Primária: é aquela formada de pessoas em que você possui algum tipo de vínculo pessoal, como familiares e amigos mais próximos em convívio.
Rede Secundária: esta já é sua rede profissional mesmo, como colegas de trabalho e pessoas que fazem parte de seu convívio profissional diário. Com o avanço dos coworkings e o modo de trabalho remoto, um coworker que divide espaço profissional com você pode fazer parte de sua rede secundária, por exemplo. Isto é legal, pois vai além de quem está diretamente ligado com a sua prestação de serviços.
Rede de Referência: gestores e fornecedores se encaixam nesta categoria. Ou seja, são pessoas e empresas que auxiliam diretamente no seu desenvolvimento profissional e que também colhem sobre os seus resultados individuais.
Dicas Para Desenvolver Seu Networking
Nem todo mundo possui o dom da comunicação e a tranquilidade para se apresentar e conquistar as pessoas em função disso. Contudo, é possível desenvolver algumas habilidades que auxiliam bastante no momento de impulsionar o seu networking.
Confira algumas dicas e passos que você pode utilizar na sua estratégia para criar uma rede de network.
Seja Sincero
Para começar é fundamental que tenha um real interesse nas outras pessoas, em ajudar com que também se desenvolvam. Não adianta buscar indicações se não pretende indicar, não é mesmo?
Então procure ouvir e dar atenção a todos, mesmo que não seja algo de seu interesse pessoal. Conheça a pessoa e estabeleça um relacionamento. Isto é fundamental para mostrar que está sempre disposto a ajudar e que você é uma pessoa atenciosa. Esteja disponível e o seu sucesso será do tamanho da sua disponibilidade.
Crie Uma Meta
Você já possui um propósito que é impactar o máximo de pessoas que sejam interessantes profissionalmente. E para conquistar este objetivo é fundamental que tenha uma meta, pois é seguindo ela que irá desenvolver seu planejamento ou simplesmente sua estratégia.
Por exemplo, depois de perceber que sua rede de relacionamento está precisando melhorar pode definir ou decidir que irá participar de eventos ou encontros profissionais, que são excelentes para networking.
Preocupe-se Com a Aparência
Uma das melhores coisas que o profissional pode fazer é se vestir de maneira adequada para estar sempre pronto para se apresentar. Você pode perder negócios por não causar uma boa primeira impressão; ou simplesmente por não ter oportunidade de reverter essa situação. Então, se quiser prosperar é fundamental que esteja sempre apresentável, incluindo o bom e tradicional cartão de visita.
Encare Sempre Com Profissionalismo
Ser uma pessoa que atende e se preocupa com prazos é um grande sinal de que você realiza o seu trabalho com qualidade. E é justamente isso que fará com que receba indicações. Citamos a rede primária, e mesmo não trabalhando diretamente com você seus familiares sabem de seu nível de comprometimento e qualidades profissionais.
Uma dica simples e poderosa é investir na sua organização e em maneiras de aumentar sua produtividade, que com certeza vão impulsionar o seu nível profissional.
Destaque Seu Diferencial
A ideia é vender sem estar sempre vendendo. Muitas pessoas criam um mini roteiro de apresentação em que falam de tudo, menos do que são realmente bons ou diferenciados. Isto é péssimo, principalmente porque ficam “robotizadas” e perdem a naturalidade que será essencial para conquistar outras pessoas.
Uma excelente dica para construir o seu diferencial é criar e manter um portfólio, pois nele você irá condensar e apresentar o seu trabalho para outras pessoas; além de servir como um guia para quando for participar de algum evento.
Gerenciando Uma Rede de Network
Depois de conferir algumas dicas sobre networking e como desenvolver uma boa rede de relacionamentos, saiba como pode gerenciar e ser sempre lembrado pelos seus contatos.
Para esta tarefa de estar sempre na lembrança das pessoas nada melhor do que as redes sociais. Com um pouco de bom senso e organização consegue impactar todos os seus níveis de network e ainda valorizar o seu trabalho. Então a dica é sempre publicar sobre seus projetos e principalmente os eventos profissionais de que participa.
Se conseguir driblar a timidez consegue inclusive criar pequenos vídeos e conteúdos mais atrativos, que normalmente geram maior engajamento ou simplesmente envolvimento das pessoas.
Na linha das redes sociais encontra diversas ferramentas e aplicativos que podem destacar o seu perfil profissional. Vale a pena pesquisar e descobrir como outros profissionais de sua área utilizam essas ferramentas.
Como última dica, evite publicar sobre política, religião e futebol, pois são assuntos que só geram discussões desnecessárias e nada profissionais. Claro que pode postar sobre um momento pessoal, mas não tome atitudes que podem inclusive ofender outras pessoas. No último caso, se ainda quiser fazer publicações sobre este tipo de assunto, opte por postar para grupos de pessoas próximas ou que dividem a mesma opinião que você.