Comunicação Não Verbal Nos Negócios

Comunicação Não Verbal Nos Negócios

Já pensou em utilizar a comunicação não verbal nos negócios?

Você sabia que suas atitudes, suas roupas, sua respiração e seus olhos dizem muito mais sobre você que suas próprias palavras? E que nos primeiros 5 segundos de contato seu cérebro já fez um diagnóstico sobre o outro?

Durante uma negociação ou uma conversa descontraída, devemos prestar bastante atenção no que o nosso corpo ou o que o corpo do cliente está dizendo para passar a melhor impressão possível. Precisamos estar congruentes entre nossas atitudes e nossa fala.

Durante a Venda

Se durante uma negociação, você se encontra apático, com os ombros caídos ou com olhar inexpressivo, dificilmente seu interlocutor irá sentir confiança no seu produto ou serviço que está sendo oferecido. Você precisa ter brilho no olhar, um aperto de mão firme e uma postura altiva.

Mantenha sempre o produto ou apresentação próxima a você, virada para seu cliente, durante o momento em que estiver explicando, passando credibilidade. Suas mãos devem estar sempre à vista para demonstrar transparência nas negociações. Esteja com os ombros alinhados e o olhar concentrado.

Deixe seu corpo alinhado ao do seu cliente, tente espelhar suas posturas; com cuidado para não passar a impressão de deboche. Se ele mexer na barba, por exemplo, toque em seu próprio cabelo. Se ele se sentar com as pernas cruzadas, cruze as suas também. Isso gera conexão, conhecido também como rapport.

Ouça o Cliente

Pratique a escuta ativa, ouvindo com interesse cada expressão do seu cliente, buscando entender qual a necessidade e de que forma seu produto ou serviço poderá ajudá-lo. Fique atento à velocidade da fala, o tom de voz e o tipo de conversa que mais agrada seu cliente: uma conversa mais descontraída ou em tom mais formal. Fale na mesma velocidade e tom de voz que ele; assim ficará mais confortável.

Se ele sempre repete as mesmas palavras como: né?, entendeu? Poxa.., inclua essas palavras nas suas frases. Memorize o nome da pessoa com quem está falando, e chame-o sempre que possível. Por ser uma palavra que ouvimos desde que nascemos, agrada ao seu cérebro e ajuda a quebrar um distanciamento que possa existir entre vocês.

É muito importante alinhar as expectativas do seu cliente, e só conseguirá fazer isso, compreendendo a dor e os sonhos. E como saber quais são? Ouvindo e prestando atenção!

Identifique o Tipo de Cliente

Existem clientes que possuem alguns sentidos mais aflorados. Também é necessário observar. De nada vai adiantar apresentar um produto totalmente cheio de cores se seu cliente gosta mais de ouvir e imaginar o que aquele produto pode proporcionar. Ou se ele gosta de sentir o cheiro de algo novo, de nada vai acrescentar você dizer que seu produto é veloz, por exemplo.

Você precisa identificar se ele quer “ver”, “sentir” ou “escutar”. Se gosta de emoções, se prefere estar confortável, sentindo… ou quer você o deixe ouvir o barulho ou o silêncio do lugar.

Invista na Sua Comunicação

Para tudo isso funcionar, precisamos de treino! Estude muito sobre seu produto para ter segurança na voz ao falar. Se veja em um espelho e se possível se filme e pontue cada postura, seu tom de voz, seu olhar e assim conseguirá observar onde precisa treinar mais ainda.

Esteja sempre com suas roupas bem cuidadas e de acordo com o que quer vender. De nada adianta estar de terno e gravata tentando vender artigos esportivos. Limpeza e zelo com sua aparência e seus materiais, não pode deixar faltar.

Se você deseja se aperfeiçoar nas técnicas de venda utilizando a linguagem não verbal, deixo aqui uma indicação de um livro sensacional do professor Ricardo Ventura: Comunicar, Vender e Negociar com PNL. Aprenda a vender e saberá seduzir! Aprenda a seduzir e saberá vender.

Afinal, vender é quase uma arte da sedução. Com jogo de corpo, voz e troca.

Bons negócios!

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