Podcast e Engajamento Corporativo
A busca por informações no dia a dia ultrapassa gerações e, devido aos avanços tecnológicos, a informação está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. As mídias de informações antigas vêm sendo adaptadas de acordo com as preferências do consumidor e novas ferramentas de mídia são colocadas no mercado como forma de garantir que todos sejam atendidos.
Uma das principais ferramentas que vem aparecendo gradualmente é o podcast, uma mídia de transmissão muito parecida com a rádio, mas que possui algumas vantagens sobre essa. Confira abaixo um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela pode contribuir para o engajamento da sua empresa.
O Que é Podcast?
A definição mais simples para o podcast é dizer que se assemelha a um programa de rádio. Contudo, existem diversos programas em formato podcast espalhados por diversos tipos de plataformas e você pode selecionar os assuntos que mais se identifica e interessa, no horário que desejar, o que se difere totalmente dos tradicionais programas de rádio.
Podcast e Marketing
Uma outra definição possível para o podcast é o áudio marketing, sendo uma excelente alternativa de comunicação e alcance de novos leads. Bom, já se pode ter uma breve compreensão de como isso pode afetar positivamente o seu negócio, mas para isso é necessário que haja uma pesquisa e planejamento de conteúdo para efetivar esses leads.
Isso também varia muito de acordo com o público que a sua empresa atende e qual tipo de conteúdo vai atrair esse público e gerar o engajamento pretendido. Os tipos de conteúdo mais frequentes nos podcasts são notícias e conhecimentos, que podem ser específicos de acordo com o segmento de cada empresa ou gerais.
Por exemplo, instituições com foco em esportes produzem conteúdos esportivos, instituições com foco literário produzem audiobooks e análises literárias, escritórios de advocacia produzem conteúdos jurídicos com dicas e informações do meio, etc.
São muitas empresas que já utilizam este meio digital para propagar seus serviços e informações. Inovar o seu negócio buscando atender às novas necessidades do cliente é um diferencial.
Como diria o escritor Fernando Costa: “O óbvio também precisa ser dito.” Tendo isso como fundamento, lembre-se de que utilizar o podcast como áudio marketing é mais uma forma de gerar leads e não a única.
Onde Encontrar os Podcasts?
Por ser uma ferramenta digital, logo suas formas de acesso também são digitais. Entre elas, as mais comuns são as plataformas de streaming onde além de podcast os usuários também têm acesso à música. Nessas plataformas, o consumidor também tem a opção de baixar os áudios e ouvi-los offline, o que traz ainda mais comodidade ao ouvinte.
Existem também alguns aplicativos direcionados aos podcasts, entretanto a disposição desses aplicativos pode variar de acordo com o sistema operacional do seu dispositivo. Uma outra alternativa são sites e algumas plataformas online de reprodução de podcasts.
Engajamento Corporativo
São vastas formas de alcançar o seu público por meio de um podcast e com os contínuos progressos tecnológicos, cada vez mais essa ferramenta torna-se acessível e usual.
É muito importante ressaltar que o engajamento corporativo não é efetivado apenas quando o conteúdo chega até o cliente, o processo de elaboração e execução é um grande aliado da interação da equipe. Isso também é engajamento, um tipo de engajamento interno, que aflora a criatividade e trabalho em equipe.
Local e Estrutura de Gravação
Mas para isso você deve preparar sua equipe não somente em relação ao conteúdo que será gerado, como também em relação ao espaço e instrumentos que serão utilizados para garantir qualidade e eficácia do produto.
É necessário pensar em um local preparado e que se adeque às necessidades. Estamos sempre pensando em uma forma de contribuir para o melhor desempenho de sua empresa, por isso dispomos de salas estruturadas e que se adaptam à sua necessidade.
Se pretende se aventurar como apresentador ou host, conheça o espaço para gravação de podcasts da Okay Coworking.
Se você já for um ouvinte de podcasts, o que acha desse tipo de mídia? Compartilhe sua experiência deixando um comentário.