6 Dicas de Como Organizar Uma Live de Qualidade

6 Dicas de Como Organizar Uma Live de Qualidade

O ano de 2020 foi o ano das lives e não podemos negar. Devido às adaptações necessárias por motivo da pandemia da Covid-19, uma das alternativas mais práticas e eficazes de manter a interação e engajamento social foi a transmissão ao vivo, comumente conhecida como live.

Em 2021, infelizmente ainda devido à pandemia, não está sendo diferente, o atual mercado exige que exista essa interação e é importante que esse tipo de conteúdo atenda aos parâmetros de qualidade exigidos pelo público consumidor, assim os resultados positivos serão efetivados.

Afinal, de Onde Surgiu a Live?

É uma pergunta que em algum momento pode ter sido feita por você: “De onde é que surgiram essas famosas lives?”. Por mais que, hoje, o universo da transmissão ao vivo seja mais famoso nas redes sociais, as transmissões ao vivo não se iniciaram nessas redes.

Na verdade, o que conhecemos como live é uma adaptação das transmissões de rádio e televisão que são feitas em tempo real. Essa adaptação foi feita justamente pela demanda audiovisual dos avanços das redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, entre outras.

Atualmente, esse recurso é peça fundamental de divulgação, quando voltadas para o marketing, mas também são fontes de disseminação de informações e conteúdos, além de ser excelente ferramenta para garantir a interação entre público e produtores de conteúdo, sendo eles influencers digitais ou empresas.

Como Organizar Uma Live

O ideal é que você realize transmissões com conteúdo que faça alusão ao seu produto ou negócio, pois isso gera uma visibilidade mais efetiva e lucrativa. Entretanto, isso não impede que você leve conteúdos diferentes para os seus seguidores.

Uma alternativa interessante é escalar convidados parceiros de áreas distintas ou até mesmo convidar clientes para uma melhor interação.

Separamos algumas dicas de como prosseguir na organização da sua live, confira abaixo:

Plataforma: conheça as plataformas que você pode utilizar para realização da live e veja quais são mais viáveis para sua ideia. O Facebook, por exemplo, mostra ao organizador os dados, métricas e informações sobre o engajamento alcançado com a live.

Conteúdo: como falamos um pouco sobre isso anteriormente, faça um planejamento de conteúdo com os assuntos que melhor se adequam à sua proposta.

Conexão: se você já assistiu a uma live que caia a conexão a todo momento, sabe como esse ponto é importante. E seus clientes também pensam o mesmo. Por isso, verifique bem se a sua conexão está estável e tenha um plano B caso tenha problemas com a internet.

Imagem: você pode começar com um celular, caso esse tenha uma câmera boa, nesse caso um suporte será necessário. De acordo com a frequência das lives, investir em webcam externa ou câmeras é a melhor alternativa para maior nível de qualidade.

Iluminação: encontre um local nem muito escuro nem muito claro e, de preferência, aproveite a luz natural.

Som: encontre um local silencioso e que não tenha interferências durante a gravação. Além disso, investir em equipamentos de áudio, como microfone, é um excelente investimento.

Divulgue Sua Live

Por último, mas não menos importante, elabore estratégias de divulgação. Uma dica de ouro é divulgar a live no mesmo canal que ela será realizada, mas também pedir que colaboradores e amigos te ajudem nessa divulgação. Depois é só curtir suas lives e ampliar os horizontes do seu negócio e ideias.

Você já realizou alguma live? Gostaríamos de saber como foi a sua experiência. Conte-nos aqui nos comentários e compartilhe para que mais pessoas saibam como organizar uma live de qualidade.

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