7 Dicas Para Dar Feedbacks Para Sua Equipe

7 Dicas Para Dar Feedbacks Para Sua Equipe

Um simples mal entendido pode comprometer toda uma operação; então é fundamental que os gestores saibam como realizar feedbacks. E o segredo não é apenas saber se comunicar e se fazer entender, mas sim como realizar feedbacks que obtenham os melhores resultados, incluindo uma possível motivação de sua equipe.

Nesta publicação vamos listar alguns pontos essenciais no momento de fazer feedbacks com os membros da sua equipe. Confira principalmente se estiver tendo problemas com os desempenhos individuais na sua empresa.

O Que é um Feedback?

Feedback é um retorno em relação ao desempenho individual, que é dado com a intenção de identificar e apresentar os pontos fortes e fracos de uma pessoa, sempre com o principal objetivo de estar sempre melhorando os resultados. São avaliadas as habilidades e comportamentos de uma pessoa, para que ela possa entender quais atitudes ela deve manter e quais ela precisa aprimorar.

Existe a possibilidade do feedback ser geral e destacar os principais pontos de uma equipe, mas a ideia é que este trabalho seja desenvolvido e gerenciado individualmente.

Tipos de Feedback

Tipos de Feedback

Para ser de qualidade, o feedback precisa ser realizado de maneira clara e muito bem produzido e conduzido. E numa equipe grande, por exemplo, nem sempre será interessante aplicar o mesmo feedback para todos. Então é fundamental que o gestor conheça e entenda os tipos de feedback que podem ser desenvolvidos.

Feedback positivo: é um tipo de feedback que destaca o que foi feito de maneira correta ou com qualidade. Sua ideia é incentivar o receptor a continuar praticando esse comportamento ou ação.

Feedback negativo: é um tipo de feedback que aponta o que precisa ser melhorado ou corrigido. Normalmente este é o mais difícil de se aplicar, pois é o mais complicado da pessoa ouvir, mas é importante para o crescimento e desenvolvimento.

Feedback construtivo: é um tipo de feedback que combina elementos de feedback positivo e negativo, fornecendo uma análise equilibrada e objetiva da situação. Este tipo de feedback é útil porque oferece uma visão clara dos pontos fortes e fracos do desempenho.

Feedback de desempenho: é um tipo de feedback que se concentra especificamente no desempenho de uma tarefa ou atividade. Pode incluir feedback sobre eficiência, habilidade, qualidade e pontualidade.

Dicas Para Feedbacks Certeiros

Dicas Para Feedbacks Certeiros

Confira as nossas dicas de como aplicar feedbacks, numa lista de itens que cobrem basicamente todos os pontos essenciais neste tipo de trabalho.

Faça um Diagnóstico Para se Preparar

Numa entrevista o entrevistador deve saber quais as perguntas certas; e o entrevistado deve saber quais os tópicos serão abordados. Para fazer um feedback de qualidade o gestor deve fazer um diagnóstico para se preparar; sendo que de acordo com a sua preparação ele pode avisar os tópicos anteriormente para a pessoa que receberá o retorno, para que ela também se prepare de modo adequado.

Anote e Apresente os Principais Tópicos

Esta anotação dos principais tópicos é importante inclusive para saber, ou pelo menos imaginar, quanto tempo precisará para aplicar o feedback. E também é importante para saber em que ordem os tópicos serão apresentados durante a reunião, sempre seguindo uma ordem de prioridade ou importância por tópico.

Dicas Para Dar Feedbacks

Seja Claro e se Faça Entender

Uma mudança de gestão pode influenciar no modo como o gestor irá conduzir o feedback, por exemplo. Então é fundamental que ele seja claro e se faça entender, pois evita ruídos de comunicação ou para falta de compreensão por parte do receptor. Durante o feedback sempre pergunte se está claro ou se existe algum tipo de dúvida.

Evite Críticas e Indique os Comportamentos Ideais

Todos nós temos uma tendência natural de não gostar de receber críticas, não é mesmo? Num feedback temos que apresentar os pontos a serem melhorados, mas é importante não apresentar sempre em modo de crítica, pois o receptor pode nem ter um conhecimento sobre aquele tópico. Um feedback é mais produtivo quando vai apresentando os comportamentos ideais e indicando como a pessoa pode absorver na sua rotina.

Reforce os Pontos Fortes

Como dizem, nada é tão bom que não pode ser melhorado, sendo interessante reforçar os pontos fortes daquele trabalho que está sendo desenvolvido. Porém, o gestor deve ter a sensibilidade de saber quais são de verdade os pontos fortes, pois nem sempre serão algum tipo de diferencial ou algo que realmente trará mais resultados para a empresa.

Destaque os Pontos Fracos

Não chega a ser uma regra, mas num feedback os pontos fracos normalmente são apresentados no final, pois provavelmente será o que o receptor mais se lembrará da conversa. Seja como for, os pontos fracos precisam ser destacados por serem os tópicos de maior urgência para serem trabalhados.

Defina um Plano de Ação

Para tentar garantir um melhor desempenho é interessante que ao final do feedback seja apresentado um pequeno plano de ação, pois facilita a aplicação de todos os pontos e ainda auxilia no momento de realizar o acompanhamento e a mensuração de tudo que está relacionado ao desempenho.

Realizando Feedbacks

Depois de conferir nossas dicas de como realizar feedbacks com maior qualidade, qual a sua avaliação sobre este tipo de trabalho na sua empresa? Sempre lembrando que, se precisar, pode conferir nosso serviço de recrutamento e seleção.

Somos especializados em recrutamento e seleção, entre outros trabalhos relacionados com gestão de pessoas, e podemos lhe auxiliar com os seus feedbacks, além de prestar outros serviços de Recursos Humanos.

Para completar esta publicação, se você for gestor, por acaso já pediu feedback de sua equipe? Se não, pode ser uma prática bastante interessante, pois incentiva um ambiente colaborativo, o que favorece em diversos aspectos internos.

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