5 Dicas de Como Manter as Finanças em Dia

5 Dicas de Como Manter as Finanças em Dia

Nem sempre conseguimos um equilíbrio para manter os gastos de acordo com a nossa renda mensal, o que pode causar inclusive sérios endividamentos. A grande maioria das pessoas não consegue se organizar financeiramente, faltando um preparo para administrar seu dinheiro e aprender a melhor maneira de gastar. É preciso ativar os neurônios financeiros!

Se regularmente passa por alguns problemas como chegar no fim do mês apertado e quase sempre tendo que recorrer a alguns vilões, como cheque especial, confira algumas dicas simples, mas que podem mudar esse cenário, fazendo com que consiga viver com mais tranquilidade nas finanças.

Organização é Tudo

Hoje existem diversos aplicativos e softwares para gerenciamento financeiro, mas a tradicional planilha eletrônica ainda é a principal recomendação entre os coaches financeiros. A dica é tirar um dia para realizar seu planejamento financeiro do próximo mês, listando na sua planilha sua receita e quais serão os seus gastos mensais. Você também pode utilizar algum aplicativo para fazer o controle no dia a dia.

Saiba Quanto Você Gasta

É simples saber quais são as suas despesas mensais, mas a dica aqui é fazer comparações para que você possa gastar com inteligência. Por exemplo, se sempre almoça no mesmo restaurante, será que não consegue opções mais interessantes para economizar? Aliás, analisar quanto gasta mensalmente almoçando em restaurantes e quanto gastaria levando marmita (que inclusive é uma opção mais saudável) é um bom exemplo de comparação que pode fazer você economizar no final do mês.

Essa dica também vale para lista de compras mensais, em que pode comparar os preços de supermercados próximos e inclusive online, que possuem o serviço delivery.

Defina Suas Prioridades

Quando sabe quais são suas prioridades, você evita gastos desnecessários, como compras por impulso, que são um convite às dívidas. Organizar suas prioridades lhe ajuda a gastar melhor. Por exemplo, quando você tem uma lista de prioridade, você acaba evitando de gastar em lançamentos, pois entende que aquilo não é sua próxima prioridade e consegue aguardar até o preço abaixar.

5 Dicas de Como Manter as Finanças em Dia

Estabeleça Metas, Principalmente de Quanto Poupar Por Mês

Todo mundo sabe que para ter dinheiro é preciso gastar menos do que ganha e investir a diferença. Mas mesmo assim ainda é extremamente complicado para algumas pessoas passar o mês inteiro no azul, e até mesmo ter uma reserva financeira. E para que aumente suas chances de sucesso você pode (e deve) estabelecer metas.

E a principal meta é ter uma reserva financeira. Ela é fundamental para seu controle financeiro e inclusive para facilitar no momento de definir suas prioridades em termos de gastos. Para que possa saber, é recomendado economizar entre 10 e 20% de sua renda, para emergências ou imprevistos que podem atrapalhar seu controle financeiro. Mas atenção: não espere pagar todas as contas para guardar o que sobrar. Sabe por quê? Porque nunca vai sobrar… Estabeleça um teto, guarde e só aí comece a gerenciar o que sobrou.

Tenha Foco e Diga Não

O primeiro passo para garantir o foco é sempre pagar à vista, que é um ótimo termômetro para saber se está conseguindo organizar as finanças. Outro ponto é saber evitar hábitos e inclusive pessoas que não correspondem com a sua realidade financeira. Se pretende economizar, é importante evitar de conviver com quem só pensa em gastar. Claro que não se deve abrir mão do lazer e pessoas que podem inclusive influenciar na sua vida profissional, mas é fundamental que saiba o melhor momento para gastar.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *