7 Dicas de Gestão e Liderança Para Novos Empreendedores
Todos os dias surgem novos empreendimentos, o que pode ser considerado uma tendência e até mesmo um mercado aquecido. Mas já parou para pensar quantos empreendimentos realmente apresentam números positivos e são bem-sucedidos?
A verdade é que a grande maioria dos empreendedores acaba falhando e ficando pelo caminho do empreendedorismo. Existem diversos motivos para isso acontecer, mas existem algumas dicas básicas para quem está querendo investir e iniciar um novo empreendimento. Confira quais são e tente aplicar em seu novo negócio.
Sua Ideia Vale um Negócio?
Por uma tendência natural, sempre acreditamos que temos a melhor solução para resolver qualquer que seja o problema. E inclusive podemos chegar ao ponto de não pensar em falhas e num possível fracasso.
Para ter sucesso é fundamental que o empreendedor faça uma validação de suas ideias, listando todos os detalhes de seu empreendimento. Existem empresas e consultorias especializadas que realizam esta avaliação e pode valer a pena procurar por uma, especialmente se estiver com um pé atrás sobre suas ideias ou se não estiver se sentindo realmente convicto sobre o empreendimento em si.
Conheça o Mercado
Acontece de o empreendedor conhecer muito os concorrentes, por já ter trabalhado em algumas empresas. Ou conhecer os clientes, por ser um e saber quais são as necessidades de cada indivíduo. Porém, nos dois casos, acontece de não conhecer o mercado ou a outra visão existente, que é a do dono do negócio. Seja qual for a sua situação, procure entender o mercado como um todo, para saber como as coisas funcionam do início ao fim. É desta maneira que vai conseguir o seu diferencial competitivo.
Saiba Quais São Suas Prioridades
Pode parecer simples, mas nem sempre é fácil detectar quais são as suas reais necessidades. Este é inclusive um dos principais fatores para que muitos empreendimentos falhem.
Por exemplo, é normal ver a recomendação de empresas pela qualidade; mas isso não quer dizer que sejam realmente lucrativas. Ou seja, priorizam o atendimento (que é fundamental), mas esquecem que o empreendimento depende basicamente de lucro para se manter.
É bom refletir neste tópico, pois pode descobrir inclusive clientes (ou perfis de clientes) que oferecem somente prejuízos, e podem ser cortados da sua carteira.
Aprenda a Melhor Maneira de Delegar
O empreendedor acaba centralizando uma série de questões que poderiam facilmente ter sido delegadas, principalmente para ter a sensação de que tem o controle de tudo. Isto resulta em menos tempo para estudar e aplicar questões estratégicas e que são inclusive mais importantes para a sobrevivência de seu negócio.
O empreendedor bem-sucedido sabe como criar uma cultura de delegar atividades e ficar com mais tempo livre para agir estrategicamente. Deixamos apenas a ressalva de ter cuidado para não passar atividades demais, e até abusar da boa vontade de seus colaboradores, que antes de qualquer coisa precisam de motivação.
Desenvolva um Controle Financeiro
Para começar é fundamental que o empreendedor não misture seus gastos pessoais com os da empresa, isto evita uma série de problemas fiscais inclusive. Depois é importante desenvolver uma série de hábitos que vão lhe ajudar a se organizar financeiramente; como ter metas que correspondem aos seus orçamentos mensais. Se nunca desenvolveu ou realizou este tipo de controle, vale a pena investir em algum tipo de coaching financeiro.
Sempre Mensure Seus Resultados
O empreendedor deve saber responder sobre todos os aspectos de seu negócio, especialmente sobre aqueles que são prioridades. Criar dashboards e relatórios de controle pode salvar o seu negócio, pois fica mais fácil detectar o que está dando certo e principalmente o que está dando errado e precisa ser corrigido.
Quais métricas ou indicadores de sucesso (KPIs) são importantes para seu negócio? Como empreendedor você precisa saber responder esta pergunta.
Invista em Marketing Digital
É de conhecimento que o marketing digital tem um custo pelo menos 60% menor do que o marketing tradicional. Isto já é motivo suficiente para investir, especialmente se estiver começando. Mas a questão não são apenas os gastos, mas sim o detalhe de tudo atualmente passar ou acontecer através do digital.
Entre redes sociais e aplicativos estamos todos conectados, não é mesmo? Então seu público com certeza pode ser impactado numa das plataformas disponíveis. Não deixe de investir em redes sociais como Facebook, Instagram ou LinkedIn; pois não ter uma estratégia de marketing digital significa ficar de fora do mercado.
E então, nos pontos que listamos, por acaso tinha algum que ainda não havia pensado para o seu empreendimento? Se quiser, compartilhe sua experiência deixando um comentário para outros leitores interessados em tópicos sobre gestão e liderança.